No sábado passado (11/06/2011) aconteceu o primeiro concurso interno da ACervA Paulista em Campinas. O estilo escolhido foi o American IPA. Como tinha brassado a um tempo a minha terceira leva de IPA resolvi correr na hora de engarrafar e levar uma amostra lá para ser avaliada. Fui sem pretensão nenhuma de ganhar e por este motivo resolvi levar a IPA que deixei maturando com geléia.
A experiência foi ótima e como resultado acabei batizando a minha IPA que maturou com geléia de Loser Ale. Segundo a avaliação dos juízes ela ficou tão fora do estilo que resolvi nem chama-la mais de IPA. Vai de Loser Ale mesmo.

O que aprendi é que em concursos não há espaço para invencionismos. O que precisa ser apresentado é o que é esperado do estilo. Não há nota para criatividade. Somente para quem melhor se enquadra na descrição do BJCP. Um artigo que ilustra bem isso é o Think Like a Judge que foi publicado na edição de Setembro/Outubro na revista ZYMURGY da American Homebrew Association.
Se tivesse levado a IPA Citra sem geléia com certeza a nota seria maior do que os 13 de 50 que a Loser Ale recebeu.
Agora é esperar que o próximo concurso interno da ACervA Paulista seja marcado para eu me preparar melhor.
Legal Linus! Segunda a Karina, minha breja tb apresentou problemas na fermentação e até mesmo DMS (essa ultima ninguem alem dela pegou). Por isso vale a pena ter alguém laceado no ramo!
LikeLike