Depois de buscar o brew stand ontem fiquei super empolgado para estrea-lo hoje. Para a estréia fiz uma oatmeal stout bem leve e seca para o aniversário no meu pai no final do mês.
A primeira surpresa foi que quando acendi o fogão para esquentar a água a chama não se mantia acesa. Depois de muito apanhar descubri que a panela e os kegs estavam muito baixos e não deixavam o oxigênio chegar na chama. Assim ela ficava muito fraca. Depois de calçar a panela e kegs permitindo que mais ar chegasse a chama tudo funcionou as mil maravilha.
O aquecimento da água e mostura aconteceram sem problemas, com recirculação constante como já vinha fazendo.
Ao transferir o mosto para a panela de fervura já comecei a aquece-lo para acelerar a fervura. Adicionei o lúpulo para fazer o FWH (first wort hopping) e recolhi 38l de mosto com uma densidade de 1041g/l.
Durante a fervura tive 2… Não, 3 surpresas. Primeiro o mosto transbordou duas vezes no início da fervura. Isso não acontecia comigo a muito tempo. Outra, com a fervura, ficou espirrando mosto quente pelo tubo do visor de nível.
Terminada a fervura, esfriei o mosto primeiro com água da torneira e depois recirculando água com gelo.
Precisei desistir de usar o fermento líquido que queria pois a propagação não deu certo. Acabei usando fermento seco (US05) mesmo.
Agora é fermentar por uma semana a 18oC e depois resfriar para decantar o fermento.
Muito maneiro o equipamento!!
Nos EUA parece ser comum, mas por aqui este tipo é raridade. Parabéns!!
abs
LikeLike
A inspiração foi nos americanos mesmo. A idéia e automatizar e fazer algo como um Brutus 10 ou RIMS elétrico. Mas até o final do ano fica assim mesmo. Abraço.
LikeLike
Ficou muito bom o sistema, estou planejando um parecido aqui. =D
Os engates comprou tudo fora né? ficou bem legal e parece facilitar bastante a produção.
Muito bom o post com fotos e relatos do equipamento na produção.
Show
Abraços
LikeLike
Edu
Obrigado. Sim os engates comprei lá fora mas na ACEPIL tem também.
LikeLike