Que cervejeiro que, na hora que mediu a densidade antes da fervura, nunca se perguntou:”E agora? O que eu faço?”
Que cervejeiro que nunca chegou nessa hora e ficou com uma cerveja com densidade maior ou menor que o projetado na receita?
Acho que todo mundo já passou por isso. Por isso que o importante é saber como corrigir.
Primeiro ponto é que essa pergunta deve ser feita sempre antes da fervura. Nunca depois desta, pois a possibilidade de consertar diminui.
Todo programa para formulação de receita fornece a densidade e volume esperados antes da fervura. São esses valores que devem ser comparados com a receita. Se a densidade der diferente existem somente duas saídas, diluir ou concentrar o mosto.
A diluição é feita quando a densidade der mais alta do que o esperado e a concentração (por evaporação) quando der mais baixa.
O cálculo para saber o quanto deve-se evaporar ou adicionar de água no mosto é simples.
Primeiro se calcula a massa de mosto antes da fervura.
Volume antes da fervura (l) * Densidade antes da fervura (kg/l) = Massa antes da fervura(kg)
Então pega o volume antes da fervura e multiplica pela densidade antes da fervura (atenção para as unidades, densidade em g/l é mil e alguma coisa, densidade em kg/l é um virgula alguma coisa).
Depois calcula a massa de açúcar e etc. (que não evapora)
Massa antes da fervura (kg) – Massa de água (é igual ao Volume antes da fervura em l vezes 1 kg/l que é a densidade da água) = Massa que não evapora (kg)
Daí voce calcula o volume depois da fervura
Volume antes da fervura (l) – Volume que evapora (l) = Volume depois da Fervura (l)
OU
Volume antes da fervura (l) – [Taxa de evaporação (l/h) * tempo de fervura (h)] = Volume depois da Fervura (l)
A taxa de evaporação (l/h) varia de equipamento para equipamento e depende da intensidade da fervura.
Daí calcula a massa depois da fervura
Massa depois da fervura (kg) = Volume depois da fervura (l) * 1 (densidade da água) + Massa que não evapora (kg)
Daí finaliza calulando a densidade depois da fervura
Densidade depois da fervura (kg/l) = Massa depois da fervura (kg) / Volume depois da fervura (l)
A mesma conta pode ser feita para diluir a cerveja. Basta substituir o volume evaporado (l) pelo volume de água adicionado (l).
No final você vai obter um volume maior ou menor de cerveja do que esperava, mas pelo menos a densidade inicial (OG) e teor alcoólico (ABV) ficarão mais próximos do desejado.
Depois disso tudo vale a pena analisar em qual etapa do processo aconteceu o erro que causou a diferença de densidade para corrigir o processo em produções futuras (dica para saber como analisar a eficiência de cada etapa do processo no post Eficiência)
UPDATE: Atendendo a pedidos segue uma planilha em excel que faz os cálculos automaticamente.
Diluicao-Evaporacao
Boa Linus! Sempre acontece comigo e eu tento corrigir no chute. Mas pro cervejeiro preguiçoso e “ruim de conta” aqui seria legal uma planilhinha no excel com esses cálculos hein… ou um app pro celular…hahahaha
LikeLike
Vou colocar uma planilha em Excel. App tem um monte que faz isso já. Hehehe. Amanhã ponho o Excel para os preguiçosos Hehehe.
LikeLike
Já tá la a planilha
LikeLike
Linus, sou do MKT da Folha de S.Paulo Eventos, queremos convida-lo para uma festa de lançamento da nossa nova coleção, mande seu e-mail para marketing.cultural@grupofolha.com.br
Abs
Michel Huck
LikeLike