S.O.S.

Como havia mencionado no dia 20 de Maio fizemos em casa uma Session Oatmeal Stout (logo S.O.S.), que foi engarrafada em 17 de Julho antes dos jogos da Alemanha e do Brasil na primeira rodada da Copa do Mundo. E finalmente final de semana passado pude provar pela primeira vez para ver o resultado.

20180624_144251

Acho que lembram que venho experimentando fazer cervejas com baixo teor alcoólico depois que li o livro Session Beers e dessa vez foi uma Stout. Para tentar equilibrar o baixo ABV resolvi fazer uma Oatmeal Stout colocando bastante aveia para aumentar o mouthfeel. A receita para 12L foi a seguinte.

1.4kg Pilsen malt

0.3kg Carahell malt

0.25kg Carafa Special I

0.15kg Carafa Special III

0.3kg Oat flakes

15g Galena 60min (43.5 IBU)

Wyeast 1084 Irish Ale yeast

Resultado final foram cerca de 13L a 1.041OG, terminando a fermentação a 1.013FG com 3.7% ABV.

Aparência: Boa formação de espuma, cor preta um pouco turva.

Aroma: De maltes torrados puxando para o chocolate amargo e café e sem frutados da fermentação

Sabor: Inicial suave, sem álcool aparente, mouthfeel aveludado, sabor de torrado mais intenso do que o aroma sugere, amargor, mais dos maltes torrados do que do lúpulo, que fica no retrogosto.

No geral fiquei bem satisfeito e a única mudança que posso fazer é diminuir um pouco a quantidade de Carafa I e III, ou trocar o Carafa III por Black Patent Malt e talvez diminuir a quantidade de lúpulo de amargor.

Outra experiência legal que fizemos foi no dia do envase separar um pouco de cerveja e colocar em 3 potes com raspas de coco, maple sirup e cerejas azedas em compota. Deixamos os 3 potes 1 semana em infusão (o com maple a temp ambiente para o fermento fermentar parte do açucar, os demais na geladeira).

Dessa experiência gostei muito das misturas com cerejas azedas e com maple sirup. Ambas ficaram muito intensas então só precisaria acertar as proporções. Já a de coco não me agradou, talvez mude para raspas de coco torrado ou usar o coco na fervura ao invés de infusão a frio.

E para completar o final de semana fizemos a próxima cerveja. Uma Grisette que já está fermentando. Em um mês vamos ver como ficou a primeira tentativa em fazer esse estilo pouco conhecido.

2 thoughts on “S.O.S.

Comments are closed.