Bierbörse e Festival der Bierkulturen

Nos dias 15, 16 e 17 de Junho aconteceram em Colônia, na Alemanha, 2 festivais de
cerveja bem diferentes tanto em sua proposta como sua história. Um deles foi o Bierbörse que acontecem no Konrad Adenauer Uffer as marges do rio Reno. O outro foi o Festival der Bierkulturen no Bürgerzentrum Ehrenfeld e.V.

O Bierbörse é um festival que acontece a vários anos no Oeste da Alemanha. Ele começou
em 1987 na cidade de Opladen com o objetivo de mostrar aos consumidores um pouco
sobre a diversidade de estilos de cerveja que existiam além do Pils conhecido pela maioria das pessoas naquela cidade. O festival começou pequeno, com poucos expositores mas foi crescendo com o passar dos ano e se expandindo para outras cidades. Em 2018 o festival está programado para acontecer em 21 cidades diferentes. Mesmo com esse crescimento o objetivo principal ainda é o mesmo, apresentar diferentes estilos de cerveja para o público geral.

No Bierbörse de Colônia tínhamos várias cervejarias alemãs como Hofbrauhaus, Andechs, algumas cervejarias Tchecas e vários importadores com cervejas belgas, inglesas, americanas, etc.. Tinha até um stand da Xingu servindo Xingu Gold (Pale Lager), Black (Dark Lager) e Guaraná Antártica). No festival não é cobrada entrada e cada cervejaria venda suas cervejas como achar melhor, por copo (300ml, 500ml ou 1L), garrafa (300ml ou 500ml) ou latas e o que se forma é um grande Biergarten onde as pessoas se encontram para se divertir e experimentar algumas cervejas diferentes. Nada de buscar o Unicórnio Branco Alado daquela cervejaria hipster que ninguém conhece. E no que se propõe o festival cumpre todos seus objetivos.

Aqui ao invés de escolher um destaque aproveitei a otima noite de primavera com os
amigos às margens do Reno tomando boas cervejas, que naquele ambiente eram
secundárias a boa companhia.

http://www.bierboerse.com/bierboersengeschichte.htm
http://www.bierboerse.com/veranstaltungskonzept.htm

O Festival der Bierkulturen de Colônia é um evento mais novo. O primeiro aconteceu em
2009 e é organizado todos os anos pelos proprietários do Brewpub Braustelle
(http://www.braustelle.com/). Nesse festival o objetivo é apresentar o movimento Craft com pequenas cervejarias independentes trazendo novidades para um público que já conhece diferentes estilos de cerveja. Aqui é cobrada entrada que dá direito a um copo de 200ml e 10 tokens. As cervejas são vendidas em meio copo ou inteiro a preços em token variados. Neste ano estavam presentes várias cervejarias alemãs, inglesas, belgas, etc. com suas criações. Eu acabei indo ao festival para ajudar o Jef da ‘t Hofbrouwerijke servir suas cervejas e aproveitei para conversar com alguns cervejeiros de outras cervejarias como Hof ten Dormaal (Leuven BE), Kehrwieder (Hamburg GE), Bayerischer Bahnhof (Leipzig GE), Schneeeule (Berlim GE), Berliner Bierfabrik (Berlim GE).

Já aqui para mim os destaques foram a Brut IPA da Kehrwieder, uma Brune Saison da
Schneeeule (Bruno) e uma sour da Berliner Bierfabrik (On the Spur of the Moment Pale
Edition). Além das ótimas Gose da Bayerischer Bahnhof.

http://www.braustelle.com/festival-der-bierkulturen-2018.html
https://www.facebook.com/pg/festivalderbierkulturen/about/