Berlim (de novo)

Já falei aqui que amo Berlim. Muito.

Amo tanto que voltei mais uma vez a cidade em Setembro de 2018 para um curso de 2 semanas no VLB (https://www.vlb-berlin.org/). E com a nova ida pude visitar, tanto como visita planejada durante o curso como com os colegas depois das aulas, mais lugares bacanas na cidade para apreciar uma boa cerveja.

Nessa visita pude também confirmar minha paixão e admiração por uma das melhores cervejas feita na cidade e a melhor representante do estilo Berliner Weisse que já tomei, a Marlenne feita pela cervejaria Schneeeule (http://wp.schneeeule.berlin/?page_id=98) que vai ganhar um texto específico em pouco tempo (assim espero)

Seguem alguns deles.

Vagabund (https://www.vagabundbrauerei.com/)
É um brewpub que fica no bairro de Wedding, fora do roteiro turístico hipster mas bem perto do VLB. Cervejas bacanas feitas no local em equipamento bem pequeno, muito próximo do que um caseiro usa para fazer cervejas em casa.

Beereau (https://www.facebook.com/beereauberlin/)
Bottle shop maravilhoso que fica perto da estação de Oranienburger Tor. Ótima seleção de cerveja de todos os cantos com vários Unicórnios Brancos Alados (cervejas raras) por lá. Se alguém for por lá deu um alô para o Hendrik que vai te receber super bem e indicar ótimas cervejas.

Biererei (http://biererei-berlin.de/)
Primeiro um bottle shop e depois um ótimo tap room no bairro de Kreuzberg (centro do turismo hipster da cidade). O tap room tem 20 cervejas de cervejarias locais e de fora. Muita variedade on tap. Mas a jóia da coroa do bar é a adega de garrafas com tudo de bom que vocês puderem imaginar. O dono que frequentemente trabalha no bar vai te receber super bem e sugerir sempre uma boa cerveja para você experimentar.

The Muted Horn (https://themutedhorn.com)
Localizado no bairro de Neuköln perto da estação Boddinstrasse. Acabamos visitando o bar durante um Tap Take Over com a cervejaria americana Equilibrium o que fez com que o ambiente estivesse bem lotado e não deu para ter uma impressão de como o bar é em dias “normais”. Mas já deu a idéia de ser um ambiente bem legal com boa variedade nas 22 torneiras presentes na casa.

Meierei (http://www.meierei-potsdam.de/)
Esse foge bem do circuito craft beer de Berlim. Primeiro porque não fica em Berlim e sim em Potsdam. Segundo porque foca em estilos mais clássicos alemães (ou seja não vá se você só toma Hazy IPA ou Pastry Stouts). O brew pub fica localizado às margens do lago Jungfernsee a poucos metros do local onde aconteceu a Conferência de Potsdam que fechou a 2a Guerra Mundial no continente europeu. Além disso o brewpub fica em uma antiga leiteria completamente reformada para abrigar a cervejaria/restaurante. Com belas cervejas de estilos clássicos e uma das poucas Berliner Weisse com fermentação lática e refermentação na garrafa vale a visita apesar do acesso um pouco complicado.

One thought on “Berlim (de novo)

Comments are closed.